top of page

O mundo gira e todos criam

Sistemas de contagem chineses, babilônios e egípcios

Depois da base numéricas Maias aprendemos sobre outros sistemas de contagem.

Eu na minha inocência nunca parei para pensar de onde vem tudo que aprendemos sobre matemática no ensino médio e no fundamental. Se ensinaram em outras escolas na minha eu não vi esse conteúdo. A foto a cima é eu e minha equipe apresentando um pouco sobre o sistema de numeração Chinesa.

Esse post vai ficar um pouquinho comprido, mas é para explicar de uma forma clara um pouco sobre cada sistema de numeração.

Um dos primeiros sistemas de que há conhecimento, foi à 3400 a.C. e trata-se no sistema de numeração Egípcio. Seguiram-se, entre vários, o sistema de numeração Babilônico, o Maia, o Romano e o Indo-Árabe, sendo estes dos mais conhecidos hoje em dia.

Sistema Egípcio Os egípcios da Antiguidade tiveram a necessidade de criar um sistema de numeração baseado em conjuntos. Este é um sistema não posicional, pois os números podem ser escritos da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda que o significado do número se mantêm inalterável.

Sistema Chinês O sistema de numeração chinês é dos sistemas de numeração mais antigo e complexo da história, julga-se que tenha surgido durante o Império Romano devido à necessidade de transações de bens para algumas regiões da Ásia. Este sistema é constituído por diversas formas abstratas que apresenta representação para o zero e onde um traço na horizontal simboliza a unidade, dois traços duas unidades e assim sucessivamente até ao número 4. Do número 5 até ao 9 os símbolos apresentam formas aleatória. O sistema chinês têm símbolo para os números de 0 a 9, para as dezenas, para as centenas e assim sucessivamente.

Sistema Babilônico O sistema de numeração babilônico foi desenvolvido pelo povo babilónico, na Mesopotâmia no ano 2000 a.C.. Tratava-se de um sistema cuneiforme, visto que os seus símbolos eram escritos em forma de cunha e gravados em placas de argila. Apesar da antiguidade destas placas, só no século XIX é que os investigadores foram capazes de decifrar a linguagem em que o sistema era escrito. Este povo usufruía apenas de um símbolo para o número 1 e outro para o número 10, sendo que todos os outros era escritos à custa destes. Este era um sistema simples, que utilizava apenas dois símbolos (para o 1 e para o 10) e tinha como base 60, logo era um sistema sexagesimal, ou seja, em que todos os números se escrevem à custa de potências de base 60.

Referencias: https://pt.slideshare.net/catcarvalho/sistemas-de-numerao-babilnico-egpcio-chins-e-decimal

Assistam o vídeo para entender melhor

Beijos....


Conheça os Pais Ninja

Nós somos a Sara e o Raimundo...

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

bottom of page